quarta-feira, 8 de junho de 2011

Lula e os superpassaportes



Por Matheus Leitão, na Folha:
Dois filhos do ex-presidente Lula, Marcos Cláudio e Sandro Luis, devolveram os passaportes diplomáticos que haviam recebido de forma irregular do governo federal. Dois netos de Lula menores de idade, filhos de Marcos e Sandro, entregaram os superpassaportes no mesmo dia. Os quatro documentos foram entregues no escritório de representação do Ministério das Relações Exteriores em São Paulo. 
A devolução dos documentos ocorre cinco meses após a folha revelar a decisão que beneficiou os filhos de Lula. O documento foi concedido em “caráter excepcional” e “em razão de interesse do país”, sem que fosse apresentada uma justificativa para a concessão.
Os quatro documentos tinham validade de quatro anos e iam durar todo o mandato da presidente Dilma.
Os familiares devolveram sob pressão do Ministério Público Federal no Distrito Federal, que abriu uma ação após a reportagem da Folha. Outros quatro integrantes da família - os três filhos de Lula, Luís Cláudio, Fábio Luís, Lurian, e um neto - ainda têm o documento. O Ministério Público Federal requereu informações sobre a devolução dos documentos ao Itamaraty e, segundo a Folha apurou, vai à Justiça tentar a anulação dos superpassaportes dos familiares de Lula que ainda não foram devolvidos.



Nenhum comentário: