quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Relato da ONU sobre crimes na Síria


ONU relata que regime da Síria cometeu
crimes contra a humanidade
Comissão afirmou ainda que oposição a Assad cometeu crimes de guerra.
Relatório sobre guerra civil cita uso de armas químicas, mas sem confirmar.
Um relatório da comissão de investigadores da Organização das Nações Unidas (ONU) divulgado nesta quarta-feira (11) em Genebra diz que o regime de Bashar al-Assad na Síria cometeu "crimes contra a humanidade" e que a rebelião que se opõe ao governo cometeu "crimes de guerra" durante a guerra civil, que em 30 meses matou mais de 110 mil pessoas.
A Comissão, que investiga crimes contra os direitos humanos na guerra civil e é liderada pelo brasileiro Paulo Sérgio Pinheiro, menciona, sem poder confirmar, "acusações relacionadas à utilização de armas químicas, principalmente pelas forças governamentais".
"Com base nas provas atualmente disponíveis, não foi possível chegar a uma conclusão sobre os agentes químicos utilizados, seu sistema vetor ou os autores destes atos. As investigações continuam", afirma o documento.
"As forças governamentais e seus partidários continuaram executando ataques generalizados contra a população civil, cometendo assassinatos, torturas, estupros e desaparecimentos forçados, que constituem crimes contra a humanidade", afirma o relatório.
O documento também denuncia as "forças antigovernamentais, que cometeram crimes de guerra, assassinatos, execuções sumárias, atos de tortura, sequestros e ataques contra objetivos protegidos".
A Comissão de Investigação dirigida por quatro juristas internacionais apresentou o relatório sobre o período de 15 de maio a 15 de julho de 2013 ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas.
O documento deve ser entregue posteriormente ao Conselho de Segurança.

----------------------------------------

 

Nenhum comentário: