Economia


O nosso município vivenciou, assim podemos dizer, três ciclos econômicos. Inicialmente, quando ainda não éramos emancipados, tivemos o ciclo da Castanha do Pará, que durante muito tempo desempenhou papel importante na nossa economia, proporcionando divisas para o município e gerando emprego/renda para milhares de são-geraldenses, através da exportação deste produto para outros estados e internamente dentro do nosso próprio estado.
O desmatamento e as queimadas dizimaram quase que praticamente esta árvore em nossa região. É muito comum vermos suas derrubadas e queimadas para darem lugar à implantação de fazendas. Outro fator que levou à grande diminuição da espécie, é a sua larga utilização na construção civil, o que levou as madereiras a explorar seu tronco comerciamente.
Posteriormente tivemos o ciclo da exploração da madeira, que teve início quando aqui se instalou uma grande indústria nacional do ramo, a IMPAR. Esta indústria explorava, principalmente, o mogno - madeira de lei, para revenda no Brasil e exportação para diversos países. A IMPAR gerava emprego e renda para centenas de são-geraldenses. Quando esta madeira começou a escassear e os ambientalistas combaterem sua exploração, a IMPAR fechou suas portas, no município, e foi embora.  
Por último, tivemos e estamos tendo, o ciclo da pecuária de corte e leiteira.
A pecuária é a nossa grande vocação econômica. Temos um rebanho expressivo em termos quantitativo e qualitativo, tanto de gado leiteiro como para corte.
Hoje nossos pecuaristas investem em tecnologia de ponta, tanto na seleção como na fertilização do rebanho bovino.
Várias carretas de bois saem do nosso município e atravessam nossas fronteiras diariamente, levando para outros estados gado do nosso rebanho para abate, gerando renda, proporcionando empregos e divisas para o nosso município.
O setor de comércios e serviços também tem uma parcela muito grande de contribuição econômica para nosso município.
O setor comercial em São Geraldo do Araguaia tem crescido assustadoramente e isto tem contribuído de sobremaneira para o aumento de arrecadação por parte da prefeitura.
O setor informal é muito grande e centenas de pessoas ganham seu pão e sustento da família alternativamente. É muito comum encontrarmos nas principais vias públicas, bancas de vendedores ambulantes. Este tipo de comércio busca suprir a falta de empregos aqui existente.

   
 
 São  Geraldo do Araguaia é um município que possui um potencial muito grande para o desenvolvimento e exploração da indústria do turismo. Temos uma biodiversidade interessante, belas paisagens, riquezas biológicas, belas matas, cachoeiras, rio lindíssimo, várias espécies de plantas e praias maravilhosas de água doce.
Esta riqueza biológica precisa ser convertida em riqueza econômica, proporcionando aos nossos moradores geração de emprego e renda.