Dados

ÁREA

3.269,54 km²

DENSIDADE DEMOGRÁFICA
 8,4 hab/km² 
LOCALIZAÇÃO
São Geraldo do Araguaia pertence à Mesorregião do Sudeste Paraense e à Microrregião de Redenção. A sede do município apresenta as seguintes coordenadas geográficas: 06º 23' 18" de latitude Sul e 49º 32' 54" de longitude a Oeste de Greenwich, estando a uma altitude de 145m. 

POPULAÇÃO
De acordo com o Censo Demográfico do IBGE (2000)

População total
Masculino
Feminino
Urbana
Rural
27.641
14.374
13.2267
11.943
15.698

NÚMERO DE ELEITORES
20.498

Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) 
 0,691

Esperança de vida ao nascer (em anos)
 69,90

Renda per capita (em R$): 
136,06

LIMITES 

Ao Norte - Municípios de Marabá, Brejo Grande do Araguaia e São Domingos do Araguaia.
A Leste - Estado do Tocantins e Município de Palestina do Pará.
Ao Sul - Estado do Tocantins e Município de Piçarra.
A Oeste - Municípios de Piçarra e Eldorado do Carajás.
SOLOS 

Estão presentes, em maior extensão, os solos Podzólico Vermelho-Amarelo, textura argilosa; Podzólico Vermelho-Amarelo equivalente eutrófico, textura argilosa; solos Litólicos Distróficos, textura indiscriminada; Cambissolo Distrófico, textura indiscriminada; Latossolo Vermelho-Amarelo distrófico, textura argilosa e textura média; solos litólicos distróficos, textura indiscriminada; e Afloramentos Rochosos, em associações.
VEGETAÇÃO
 
A vegetação do Município é representada pela Floresta Tropical Úmida, do Subtipo Submontana em relevo aplainado e pela Floresta Aberta Mista ou Cocal, que recobrem a maior extensão. Nas porções mais elevadas, da Serra das Andorinhas e da Serra Tira Catinga, predominam formações subarbustivas e arbustivas do tipo Campo Cerrado.
Nota-se, também, a intensiva implantação de projetos agropecuários em diferentes pontos periféricos do Município, onde a floresta primitiva foi devastada pela ação de queimadas e desmatamentos.

 
TOPOGRAFIA

 
A topografia apresenta níveis altimétricos variados, originado de um relevo colinoso existente na área, com seus níveis oscilando entre 100 metros e 430 metros.

 
GEOLOGIA 

 
A área do Município apresenta, na sua geologia, rochas do Pré-Cambriano Médio e Superior do Grupo Estrondo (Araxá) e do Grupo Tocantins, este último dominante no Município, e constituído por filitos, cloritaxistos, metragrauvacas, etc., estando ainda presentes algumas manchas de Quaternário nas áreas aluviais do rio Araguaia e outros cursos d'água.

RELEVO

Acompanhando a geologia, o relevo é representado por superfícies pediplanadas em rochas Pré-Cambrianas, recobertas por depósitos superficiais, áreas dissecadas em colinas e ravinas que constituem a maior porção da área, e eventuais serras. Trata-se de um relevo relativamente elevado em relação ao Estado e à região, inserindo-a na unidade morfoestrutural que corresponde à Depressão Periférica do Sul do Pará.

HIDROGRAFIA
 
Na hidrografia do Município, destaca-se o rio Araguaia, a leste e a sudeste, no limite com o Estado do Tocantins.
Recebe vários rios, córregos, ribeirões e grotas, dentre os quais destacam-se: os ribeirões Perdidos e Gaúcho; os córregos São Raimundo ou Bazarreto, Rico, Santo Antônio da Grota Vermelha e São Domingos; e os rios Itaipavas e Gameleira, este limite natural entre os municípios de São Geraldo do Araguaia e Brejo Grande do Araguaia, a nordeste.
No sentido centro-norte, os rios vertem para o Tocantins, destacando-se os rios Sororó , Sorozinho e Cardoso.

CLIMA

 
O clima do Município insere-se na categoria de equatorial super-úmido, tipo Am, na classificação de Köppen, no limite de transição para o Aw. Possui temperatura média anual de 26,35º C, apresentando a média máxima em torno de 32,0º e mínima de 22,7º C. A umidade relativa é elevada, apresentando oscilações entre a estação mais chuvosa e a mais seca, que vão de 90% a 25%, sendo a média real de 78%. O período chuvoso ocorre, notadamente, de novembro a maio, e o mais seco de junho a outubro, estando o índice pluviométrico anual em torno de 2.000mm.
Distancia de São Geraldo do Araguaia à capital Belém
635 km