sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Futuros médicos - solução ou perigo?

Ensino médico

Em 2011, 46% dos estudantes de medicina que participaram do Exame do Cremesp foram reprovados

Alto índice de reprovação é consequência de abertura indiscriminada de escolas médicas, diz presidente do Conselho
 
 
A edição de 2011 do  Exame Cremesp, que avalia o desempenho dos  estudantes do sexto ano de medicina das escolas paulistas, revelou, mais uma vez, um alto índice de reprovação (46%) entre os participantes. O resultado é considerado preocupante pelo presidente do Cremesp, Renato Azevedo.  “Estão abrindo escolas médicas sem qualidade e, em consequência, formando médicos despreparados”, denunciou Azevedo. Ele lembrou que cerca de 70 escolas médicas foram abertas no país nos últimos oito anos, e, a maioria delas, sem hospital escola.

 Ayer, coordenador do exame, chamou atenção para o baixo desempenho dos estudantes avaliados no acumulado das edições. Nos últimos sete anos, 4.821 formandos participaram do exame, dos quais 2.250 (46,6%) foram reprovados.  “ Há uma tendência de reprovação, que fica em torno dos 50% e persiste desde a primeira prova aplicada pelo Cremesp, em 2005, até 2011”, analisou Ayer. coordenador do exame.
 
A participação no Exame  do Cremesp não é obrigatória e nem requisito para a habilitação ao exercício da medicina. A avaliação visa contribuir para a melhoria da qualidade do ensino no país e o estudante aprovado recebe um certificado que pode ser útil no currículo profissional.

Querendo ler os resultados dos anos em que os testes foram aplicado  clique aqui.
 

Nenhum comentário: