sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Teste da orelhinha



O Senado lançou nesta quinta, 06/10 a campanha “Dê Ouvidos ao Direito do seu Filho”  com objetivo de tormar público a obrigatoriedade do  “teste da orelhinha”.



Qualquer bebê recém-nascido pode apresentar um problema auditivo no nascimento ou adquiri-lo nos primeiros anos de vida. Isto pode acontecer mesmo que não haja casos de surdez na família ou nenhum fator de risco aparente. 

Um teste simples feito 48 horas após o nascimento do bebê pode detectar se ele tem algum problema auditivo e evitar problemas na fala e no aprendizado da criança. A avaliação é rápida, indolor e importante para toda a vida da pessoa.

 
Além do spot para rádio e do filmete para TV serão distribuídos folhetos aos pais e aos médicos. O esforço talvez dê em nada.

A maioria dos hospitais públicos brasileiros nem dispõe do equipamento necessário à realização do teste –um fone que gera estímulos sonoros e afere a reação dos bebês.

No Brasil, as grávidas pobres já se dão por satisfeitas quando encontram um leito para parir. Muitas vêem-se constrangidas a dar à luz no corredor.

Previsto na Constituição, o SUS convive com a moléstia do subfinanciamento. Falta dinheiro e sobram desvios.

********************
************

Nenhum comentário: