Foi lançada, nesta terça-feira (26/072011), uma campanha para alertar os brasileiros sobre os perigos do consumo excessivo de sal.
Pesquisas mostram que estamos consumindo mais do que o dobro da quantidade recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Nós, os brasileiros, abusamos do consumo e estamos ingerindo, em média, 12 gramas de sal por dia, uma colher de sopa. A Organização Mundial de Saúde recomenda 5 gramas, ou uma colher de chá.
O consumo excessivo de sal na alimentação é um perigo. “Ele induz, principalmente, o aumento da pressão arterial, que é a principal variável responsável pelo derrame cerebral, pelo infarto do miocárdio, pelas doenças coronarianas e pelas doenças renais”, explica o professor da UERJ Antônio Sanjuliani.
O sal de cozinha - cloreto de sódio - tem em sua composição o sódio e o cloro. O vilão da história é o sódio(Na) presente no sal.
Não é só na hora de temperar a comida que se deve controlar a quantidade de sal.
Muitos produtos industrializados apresentam em sua composição o sódio, daí a importância de lermos os rótulos destes produtos ao adquerí-los.
A quantidade de sódio aparece nos rótulos que poucos têm o hábito de ler. Basta prestar atenção na sigla VD, o valor desejável.
Em meia porção de lasanha, é de 85%. Significa que ela contém 85% de todo o sódio recomendado para a alimentação de um dia inteiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário