quinta-feira, 28 de julho de 2011

Casamento gay - o que pensam os brasileiros



55% dos brasileiros são contra a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que autorizou a união estável entre pessoas do mesmo sexo. Mas o tema divide a população: 52% das mulheres são a favor e 63% dos homens são contra.

Isto é o que afirma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência entre os dias 14 e 18 de julho de 2011, onde foram ouvidas 2.000 pessoas de todas as regiões do país.

 A união gay é aprovada por 60% entre os jovens de 16 a 24 anos.


Já entre as pessoas com 50 anos ou mais a aprovação da união gay cai para 27%.

Quando levada em consideração a escolaridade, 32% dos que fizeram até a 4ª série do fundamental aceitam a união entre homossexuais. Esta porcentagem de aceitação cresce em comparação a quem fez faculdade: 60%.


A pesquisa quando leva em consideração o poder aquisitivo aponta: nas classes D e E, 62% são contra a união homossexual. A taxa de rejeição cai para 56% na classe C e fica em 51% na soma das classes A e B.

Quando a pergunta foi: "Você é a favor ou contra a adoção de crianças por casais do mesmo sexo?" o resultado foi o seguinte: 55% são contra e 45% a favor.


 
 Casos mais tolerados:

73%
dos entrevistados afirmaram que não se afastariam de seu melhor amigo se ele se revelasse homossexual, enquanto 14% se afastariam um pouco e 10% se afastariam muito.

67%
se disseram totalmente a favor de médicos homossexuais trabalhando no serviço público; 8% são totalmente contra.

61%
das pessoas ouvidas pelo Ibope aceitam sem problemas que um professor do ensino fundamental seja homossexual; entretanto, 14% dos entrevistados consideram isso inaceitável.

59%
dos que responderam à pesquisa apoiam incondicionalmente a presença de homossexuais nas forças policiais, mas 15% a rejeitam por completo


Nenhum comentário: