terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Últimas sobre o incêndio em Santa Maria

Instituto de Perícia revê número de mortos: 234  
O incêndio na Boate Kiss deixou 234 mortos, e não 231, como vinha sendo divulgado oficialmente até o momento. De acordo com a chefe da Regional de Santa Maria do Instituto Geral de Perícias (IGP) do Rio Grande do Sul, Maria Ângela Zucchetto, desde o início houve um erro na lista divulgada pelas autoridades, na qual foram desconsiderados três nomes.
"Nós não tínhamos computador, cabo, nada. Tudo foi feito manualmente. Nós contamos 234 corpos e fizemos a identificação de todos, mas em algum momento do processo esses três nomes não entraram na lista oficial", explicou a Maria Ângela.
 ============
==========

 ----------------
----------

Banda que fazia show na boate Kiss diz que incêndio começou com pane elétrica

Em depoimento dado ao Ministério Público, integrantes da banda Gurizada Fandangueira afirmaram que o incêndio que matou 231 pessoas na boate Kiss, em Santa Maria (RS), na madrugada de domingo, 27, não foi causado por sinalizadores manipulados por eles, mas sim por uma pane elétrica no equipamento da boate. 
"Eles dizem que o sinalizador era de fogo frio, sem pólvora, que não poderia incendiar material algum. E que já haviam usado isso em outras apresentações, inclusive na mesma boate", afirmou a promotora Valeska Agostini, que cuida do caso com o promotor Joel Oliveira Dutra. Por sua vez, os donos da boate afirmaram que não haviam autorizado nenhuma apresentação pirotécnica no local.
  ================
==========

Trinta mil pessoas participam de caminhada em Santa Maria
Vestindo camisetas brancas, carregando flores, balões e cartazes com os nomes das vítimas da tragédia, cerca de 30 mil pessoas fizeram um passeata até a boate Kiss, em Santa Maria, na noite desta segunda-feira, segundo a Polícia Rodoviária Federal. 
Os participantes se concentraram no fim da tarde na praça Saldanha Marinho, no Centro, e foram até o local onde morreram mais de 230 pessoas. Os manifestantes fizeram preces, deram as mãos e se abraçaram.
- Justiça! Justiça! Justiça! - gritaram pessoas em frente ao estabelecimento, que ainda exalava um cheiro forte de queimado.
Durante o percurso, a multidão andou em silêncio. O abatimento era a expressão de todos. Cartazes e faixas homenageavam os mortos.
================
==========  
          MP suspeita de adulteração de provas 
que causaram incêndio 
O Ministério Público manifestou nesta segunda-feira, 28, suspeitas de que houve adulteração de provas que comprovariam supostas irregularidades na boate Kiss, onde um incêndio no domingo, 27, matou mais de 230 pessoas em Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul. De acordo a Procuradoria, os proprietários da boate não forneceram imagens das câmeras internas de segurança aos órgãos de investigação e tampouco repassaram os registros do caixa registradora, que poderia comprovar o número de pessoas que entraram no local durante a noite.
Segundo o depoimento de 17 testemunhas, além de imagens de vídeo e conclusão da perícia, deveriam haver mais de 1,5 mil pessoas no local. A polícia afirma que a capacidade máxima aprovada para a boate seria de apenas mil pessoas. Os promotores acham que ainda não há evidências para responsabilizar agentes públicos, como fiscais da Prefeitura, por exemplo, por permitir a realização da festa e o funcionamento da casa.



================
==========

129 vítimas seguem internados
A Secretaria Estadual da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul informou o número atualizado de vítimas do incêndio da boate Kiss que seguem hospitalizados pelo Rio Grande do Sul após o incêndio que atingiu a boate Kiss, em Santa Maria, na madrugada de domingo. No total, 129 pacientes seguem internados: 76 em estado grave e 53 em observação.
================
========== 

Quatro já foram detidos
A suspeita de que os donos da boate Kiss e os integrantes da banda Gurizada Fandangueira adulteraram provas levou a Polícia Civil a pedir a prisão dos quatro envolvidos na tragédia. Já foram presos Mauro Hoffmann , Elissandro Sphor, conhecido como Kiko e que é também Ator, cantor e empresário, o vocalista da banda Gurizada Fandangueira, Marcelo de Jesus dos Santos, e Luciano Bonila, montador do palco.

================
========== 


Corpos de militares chegam ao Rio
Os corpos da capitã Daniele Dias de Mattos e do primeiro-tenente Leonardo Machado de Lacerda, naturais do Rio de Janeiro, mortos no incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, foram enviados para o Rio de Janeiro na noite desta segunda-feira, em um vôo da TAM. 
A capitã Daniele era médica e lotada no Hospital Central do Exército, em Benfica, na capital fluminense, e estava de férias em Santa Maria desde o início do mês. Já o tenente Lacerda tinha sido transferido para o 1º Regimento de Carros de Combate, em Santa Maria.
 =================
========= 
Corpo de paraguaio seguiu para Assunção
O corpo do paraguaio Guido Ramon Britez Burro, de 21 anos, foi levado na tarde desta segunda-feira para Assunção, onde o jovem será velado e sepultado. O transporte foi feito por meio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), que decolou por volta das 15 horas no aeroporto Salgado Filho. Guido foi uma das 231 vítimas do incêndio da boate Kiss, ocorrido na madrugada de domingo. Ele era estudante de Zootecnia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi o único intercambista morto na tragédia.
 
 ==========
======
    Sonho acabado 
A jovem Ana Paula Rodrigues, 21 anos, não tirava férias desde 2010. O trabalho em um loja para crianças na cidade de Salto del Guairá, no Paraguai, tomava o tempo e a dedicação da jovem, que tinha planos de cursar Jornalismo ou Turismo em Santa Maria. 
Ela viajou no dia 18, os quase 900 km que separam Mundo Novo (MS) e Santa Maria, com um casal de amigos, para São Sepé. No sábado, o grupo e mais dois amigos vieram para Santa Maria para ir à festa. Acabaria ali o sonho de Ana.  

 ===================
=============


 Sofrimento de uma mãe 
 O programa ‘Mais você’ desta segunda-feira acompanhou o velório coletivo das vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria (RS), ocorrido na madrugada do domingo. A apresentadora Ana Maria Braga conversou com a dona de casa Elaine Gonçalves, que tinha dois filhos na boate no momento do incêndio. Um deles morreu no local, o outro está internado em estado grave em um hospital de Porto Alegre.
Elaine contou, emocionada, que não pode acompanhar a transferência do filho Gustavo para o hospital na capital porque estava velando Davis - o outro filho - no Centro Desportivo Municipal. Inconformada, ela disse à apresnetadora que sempre sonhara em participar do programa, mas não esperava que fosse nessas condições:
— É terrível, é muito triste. Meus filhos saíram de casa bonitos, contentes, faceiros, os dois irmãos juntos. Meu filho saiu para ir a uma festa e agora ele está aqui, dentro de um caixão. Eu exijo justiça — disse ela no programa.
 ==========
======

Fotos de algumas das vítimas do incêndio de Santa Maria, que tiveram suas vidas tiradas, não apenas pela culpa dos proprietários da boate e músicos, mas principalmente por culpa das autoridades que não cumprem com as  suas obrigações e deveres de fiscalizarem e coibirem o errado.

 ==========
======



 

Nenhum comentário: